Canelo Alvarez desocupou seu título dos super-médios do IBF em vez de enfrentar seu desafiante obrigatório ordenado pelo IBF, William Scull, em sua próxima luta. A mudança deixa Canelo com três títulos em 168, WBA, WBC e WBO.

Por que a decisão faz sentido

É uma jogada que faz sentido para o superastro Canelo (60-2-2, 39 KOs), já que uma defesa de título contra o pouco conhecido Scull (22-0, 9 KOs) teria sido um fracasso no PPV, trazendo muito poucos compra. Não haveria interesse dos fãs em uma luta entre Canelo e Scull se ela tivesse ocorrido no PPV.

Lance Pugmire, do Boxingscene, deu a notícia de Canelo, 33, desocupando seu cinturão de super-médios do IBF. Não está claro contra quem Canelo se defenderá quando retornar aos ringues em setembro.

Os torcedores criticaram a Federação Internacional de Boxe por escolher Scull como adversário obrigatório de Canelo porque este lutador nunca enfrentou nenhuma oposição notável em sua carreira.

O profissional Scull, de oito anos, nascido em Cuba, venceu recentemente Sean Hemphill, e mesmo ele não é muito conhecido. Esse é sem dúvida o melhor nome no currículo de Scull.

Com Canelo desocupando seu título IBF, o órgão sancionador provavelmente escolherá entre esses dois candidatos em seu ranking para enfrentar Scull pelo título vago:

2.Vladimir Shishkin
3. Christian Mbilli

Potenciais confrontos para Canelo

Canelo tem muitas opções para sua próxima luta, em setembro. Seu desafiante obrigatório da WBA, Edgar Berlanga, tem feito campanha para ser o próximo adversário do superastro mexicano.

Eddie Hearn promove Berlanga (22-0, 17 KOs) no Matchroom, e ficaria feliz se Canelo o escolhesse para sua próxima luta.

Uma luta entre Canelo e Berlanga seria exibida no DAZN PPV e provavelmente teria um bom desempenho na Costa Leste, na área de Nova York.

Berlanga não é um lutador que os fãs de boxe de todo o país nos EUA querem ver Canelo enfrentar, já que ele está indiscutivelmente um passo atrás de seu último oponente, Jaime Munguia, que derrotou por decisão unânime de 12 assaltos no início deste mês, em 4 de maio.

Mesmo assim, Berlanga é um adversário muito melhor para Canelo lutar do que William Scull. Não está claro o que o IBF estava pensando quando o escolheu. Eles deveriam ter pelo menos criado um eliminador de título entre Scull e um desses candidatos para ganhar uma chance contra Canelo:

Christian Mbili
Diego Pacheco
Planta Calebe

Esses três se destacam na divisão dos supermédios como os melhores candidatos. Berlanga ainda não foi comprovado, e Scull ainda mais.